quarta-feira, 19 de março de 2008

CHAPECÓ/SC - UM HOMEM NA VARA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Embora seja comum os tribunais designarem juízas para tal função, Silvio José Franco é juiz titular da 3ª Vara Criminal de Chapecó/SC, onde cumula o juizado de violência doméstica desde na vigência da lei.
Chapecó possui um problema grave de violência doméstica, desde o começo da vara já foram distribuídos mais de 1500 processos, sendo que da violência doméstica ocorreram 3 homicídios consumados e 2 tentados, 4 destes já foram julgados e os réus condenados. Em um plantão de fim de semana chegaram a ser atendidos 14 casos de violência doméstica.
Para resolver o grande problema, o juiz Silvio desenvolveu um projeto pioneiro de atendimento, chamado Programa JUDICI _ Justiça, Dignidade e Cidadania que é dividido em 4 etapas:
1º ACOLHIMENTO - possibilitar às mulheres vítimas de violência doméstica um sistema de atendimento diferenciado do tradicional, numa abordagem acolhedora. Ação: acompanhamento da vítima à sala de acolhimento psicossocial.
2º AMBIENTAÇÃO - proporcionar às vítimas um ambiente acolhedor e harmônico, numa perspectiva humanizadora. Ação: preparação do ambiente baseado na Cromosofia e na Feng Shui.
3º ABORDAGEM PSICOSSOCIAL: propiciar atendimento psicossocial às mulher vítimas de violência doméstica. Ação: apresentação da proposta de trabalho à vítima, permitindo que esta possa delinear a intervenção, de acordo com sua condição emocional. Exibição de vídeo sobre a temática da violência e seus desdobramentos e " feed-back" ao magistrado do atendimento à vítima.
4º AUDIÊNCIA: procedimento judicial.

Nenhum comentário: