segunda-feira, 13 de outubro de 2008

PARCERIAS COM EMPRESAS


Notícia publicada em 13/10/2008 09:59
Juizados de Violência Doméstica buscam parcerias para empregar agressores

Os juízes dos Juizados Especiais da Violência Doméstica contra a Mulher de Nova Iguaçu e de Belford Roxo estão em busca de parcerias com empresas privadas localizadas na Baixada Fluminense, que possam empregar e qualificar para o mercado de trabalho homens agressores e mulheres agredidas. No próximo dia 23 de outubro, às 10h30,haverá reunião com as empresas interessadas em participar do Projeto Seres em Reconstrução, no juizado de Nova Iguaçu.
A iniciativa é da juíza Rosana Navega Chagas e do juiz Alfredo Marinho. "As estatísticas demonstram que a causa mais próxima da violência doméstica, além da causa histórica do machismo, é o desemprego do homem agressor e a desqualificação da mulher agredida, possibilitando que ela permaneça na relação violenta, não rompendo o ciclo da violência", afirma a magistrada.
A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) propõe a criação de políticas sócio-educativas visando a erradicação da violência doméstica. Já foi constatado que a maior causa da violência doméstica causada pelo homem brasileiro é o desemprego, que lhe retira o equilíbrio e, conseqüentemente, o descontentamento é exteriorizado em quem está mais próximo, como mulheres e filhos. Muitas vítimas permanecem na mesma moradia que seus agressores por não possuírem uma qualificação profissional, dificultando, assim, sua empregabilidade e seu sustento financeiro. Por isso, o objetivo dos magistrados responsáveis pelo projeto é encaminhar as pessoas atendidas nestes juizados ao mercado de trabalho, contribuindo para a eliminação das causas principais da violência doméstica e possibilitando a harmonização do convívio familiar.
Outro benefício do Projeto Seres em Reconstrução é que as empresas parceiras poderão cumprir sua função social, conforme o disposto na Constituição Federal, uma vez que o papel social da empresa moderna deve ser o de agente transformador para a construção de uma sociedade solidária e inclusiva.
O Projeto será encaminhado à Presidência do TJ para que a iniciativa seja estendida para os juizados do Estado. As empresas interessadas em participar do convênio poderão obter mais informações pelos telefones 2765-1238/2765-1239 (Juizado de Nova Iguaçu) e 2786-8368 (Juizado de Belford Roxo).

Nenhum comentário: